Category Archives: Região

Itacaré realizará jornada pedagógica sobre relação Educação e Sociedade

Prefeito Antônio de Anízio, (PT) I Foto: Divulgação/PMI

A Prefeitura de Itacaré, através da Secretaria de Educação, estará realizando nos dias 20 e 21 de fevereiro a Jornada Pedagógica 2018, que esse ano tem como tema “Tecendo Relações entre Educação e Sociedade”, com uma visão sistêmica de planejamento, monitoramento e avaliação. A abertura será nesta terça-feira, às 8 horas da manhã, na quadra esportiva do Colégio Municipal Dr. Manoel Castro, contando com a presença do prefeito Antônio de Anízio, do vice Genilson Souza, secretários municipais e profissionais de educação. A jornada pedagógica é destinada a todos os trabalhadores em educação da rede municipal, incluindo diretores, vices, coordenadores, orientadores, professores e profissionais não docentes. Durante a jornada serão realizadas palestras educativas e motivacionais, debates, oficinas, avaliações e atividades culturais. A proposta é realizar o planejamento, monitoramento e avaliação das práticas educativas inovadoras. O prefeito de Itacaré, Antônio de Anízio explica que a jornada pedagógica é o momento de acolher e incentivar os profissionais da educação com ações que estimulem o seu potencial e suas perspectivas para educação municipal, além de oportunizar integração e troca de vivências. A jornada pedagógica serve ainda para construir conhecimentos pertinentes a sua prática e compilando os diversos saberes, possibilitando subsidiar e planejar ações a serem desenvolvidas no ano letivo de 2018. Para a secretária de Educação, Joselita Santana, a jornada pedagógica constitui-se como um momento de sistematização e elaboração de ações, que não se esgotam em um período espaço-temporal no qual se realiza o encontro, mas levanta questionamentos, aponta objetivos e demarca concepções que poderão, a partir de uma reflexão mais fundamentada acerca da prática, desencadear um novo direcionamento da ação educacional. “Este período se configura numa ferramenta de extrema importância porque possibilita e viabiliza o profissional a realizar um inventário de concepções e práticas que orienta a sua função em diversas situações, assim como estruturar um plano de ação ou planejamento significativo”, complementou. (Ubaitaba Urgente)

Share

Ubatã: Assistência Social realiza Curso de Capacitação para servidores do Cras

Titular da Social fala durante o Curso de Capacitação (Foto: Valdir Santos)

A Secretaria Municipal de Assistência Social realiza, durante esta semana, no Centro Comunitário da I Igreja Batista de Ubatã, um Curso de Capacitação para os servidores do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). O objetivo da iniciativa, segundo o Titular da Social, Lidijones Miranda, é o fortalecimento do trabalho no Cras e também o fortalecimento do trabalho em Rede (Saúde e Educação). O Curso tem carga horária de 40 horas e está sendo ministrado pelas conferencistas Manoelita Pinho e Margarida Jambeiro, da conceituada Empresa Mana Pinho & Associados. Em nota, a Assistência Social destacou que a gestão municipal vem oportunizando a realização de cursos de capacitação para os servidores com vistas a aperfeiçoar o atendimento à comunidade. (Ubatã Notícias)

Share

Ilhéus: Governo do estado e prefeitura selam acordo para estruturar a saúde do município

Em reunião realizada neste sábado (17) com a participação do secretário estadual da Saúde Fábio Vilas-Boas, do Prefeito Mário Alexandre, deputados, vereadores e do conselho municipal de saúde, foram anunciadas importantes intervenções na saúde de Ilhéus.

1) Reforma do Hospital Regional Luiz Viana Filho (HRLVF), que terá seu perfil alterado para uma unidade materno-infantil de alta complexidade;
2) Abertura de uma Unidade de Pronto Atendimento 24h no bairro da Conquista, que fica a cerca de 500 metros do HRLVF, que fará atendimento clínico e cirúrgico de urgência e emergência de adultos.
3) Contratação de serviços de pediatria no Hospital de Ilhéus, entidade privada que ofertará ambulatório, urgência e emergência e internação.
4) Apoio financeiro de R$2 milhões de reais para a conclusão de seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) com obras inacabadas.
5) Construção de uma UPA 24h no bairro da Barra.
6) Cessão de 200 servidores estaduais para fortalecer a rede municipal de saúde atuando nas unidades básicas e pontos de urgência e emergência.

Além dessas ações, também foi reafirmada a contratualização da Clínica COCI para atendimentos de urgência e emergência ortopédica, contratualização do Hospital São José e do PA da Zona Sul para atendimentos de adultos. O governador Rui Costa sempre colocou a saúde como prioridade da sua gestão e nesse sentido, tem contribuído com a ampliação e fortalecimento da rede de saúde de Ilhéus. “Com o apoio do governador, Ilhéus tem uma janela única de oportunidade para reverter a deficiência crônica do seu sistema de saúde”. Além da recente inauguração do Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), aplicaremos mais de R$ 15 milhões em ações no município. (Políticos do Sul da Bahia)

Share

Bebê morre em Ilhéus após esperar 14 dias por uma vaga na UTI

Foto: Reprodução

Gabriel de Andrade, de apenas 1 ano de idade, morreu nesta sexta-feira, dia 16, após esperar 14 (quatorze) dias por uma vaga numa UTI do Hospital Luis Viana Filho, no Alto da Conquista, em Ilhéus. Diagnosticada com problemas cardíacos, a criança estava internada desde o dia 2 na unidade de saúde. Na manhã de hoje, a mãe de Gabriel chegou a participar, por telefone, do programa O Tabuleiro, apresentado pelo comunicador Vila Nova, na Ilhéus FM (105,9). Ela revelou que a UTI do Hospital estava fechada com cadeado durante todo este período, e que a criança também não foi acolhida no recém-inaugurado Hospital Costa do Cacau. Após tomar conhecimento da situação, o comunicador teceu duras críticas ao secretário de saúde da Bahia, Fábio Villas-Boas, e ainda pela manhã a criança finalmente conseguiu uma vaga numa UTI em Feira de Santana, mas não resistiu e veio à obito. A direção do Hospital Luis Viana Filho e a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia não se manifestaram sobre o caso. (Agravo)
Share

Vice assume prefeitura de Itapitanga após morte do prefeito

A Câmara de Vereadores de Itapitanga dará posse ao vice-prefeito José Roberto dos Santos Tolentino “Ró de Beto”, como prefeito de Itapitanga nesse domingo (18), em Sessão Solene que será realizada às 10 horas da manhã. Ró assumirá o comando da prefeitura de Itapitanga para administrar os próximos trinta e quatro meses do mandato em curso, após a trágica morte do prefeito Dernival Dias Ferreira (PSB), ocorrida na madrugada desta quita-feira (15). Neto do saudoso Edgar David, considerado um dos grandes políticos da história de Itapitanga, e sobrinho do saudoso Lourival David (ex-prefeito por dois mandatos (1973/1976 e 1983/1986), Ró de Beto entrou na vida pública em 2004, quando lançou sua candidatura à vereador na chapa de Dernival Dias Ferreira que foi candidato à prefeito na época. Eleito, Ró de Beto, conseguiu também reeleger-se em 2008 e 2012, conquistando três mandatos como vereador. Além disso, foi presidente da Câmara de Vereadores no biênio 2013/2014. Já em 2016, o seu nome foi lembrado para compor a chapa maioritária como vice-prefeito ao lado de Dernival, com quem tinha uma estreita relação. Aos 39 anos de idade, formado em magistério, filiado ao PSB e bastante conhecedor da realidade de Itapitanga, Ró de Beto é visto no meio político como uma liderança com bom transito com todas as forças políticas do município. (Joel Fernando)
Share

Prefeitura de Maraú entrega um ambulância nova à população de Tremembé e região

A Prefeitura de Maraú, através da Secretaria Municipal de Saúde, entregou à população mais uma ambulância nova. O equipamento vai proporcionar transporte com mais conforto e segurança aos pacientes de Tremembé e das regiões do Rio Baiano, Minério, Quitungo e toda zona rural do entorno. Segundo a prefeita Gracinha Viana (PP), essa era uma reivindicação antiga dos moradores dessas regiões. A prefeita Gracinha Viana, afirma que a saúde é prioridade em sua administração. “Não estamos medindo esforços para oferecer uma saúde de qualidade para os marauenses, e essa ambulância vai facilitar o atendimento para esses moradores. Com uma gestão eficiente, estamos construindo um novo caminho para a saúde pública de Maraú” disse a prefeita. (Ascom/Maraú)*

Share

Itacaré: Polícia e saúde fazem balanço positivo do carnaval

Um carnaval com muita paz, segurança e também com a oportunidade de conscientizar pessoas sobre a necessidade de cuidar da saúde e de se prevenir contra doenças. Essa foi a avaliação das equipes da Polícia Militar e também da Secretaria Municipal de Saúde sobre o Carnaval 2018 de Itacaré, realizado no período de 10 a 13 de fevereiro, na orla da cidade. A ação de segurança contou ainda com equipes da Polícia Civil, seguranças contratados pela Prefeitura e também da fiscalização. De acordo com o comandante da 72ª CIPM, Major Hosannah, nos quatro dias de folia a Polícia Militar intensificou as ações preventivas, com o objetivo de dar continuidade ao baixo índice de furtos, roubos e crimes contra vida, além de garantir um carnaval tranquilo e seguro, fechando as festividades sem ocorrência relevantes, sendo registrado, apenas um flagrante por agressão enquadrado na Lei Maria da Penha. Durante os festejos, o policiamento foi intensificado em pontos estratégicos da cidade, como o acesso as praias e trilhas, além de abordagem a veículos e transeuntes. Para o comandante da 72ª CIPM, o resultado positivo da Operação Carnaval 2018 indica que mais uma vez a Polícia Militar esteve comprometida em oferecer à população itacareense e a todos os foliões que estiveram na cidade nesse período, um carnaval pacífico e seguro, mantendo a tradição de ser um dos carnavais mais bem frequentados da região. Acrescenta ainda o Major Hosannah, que os números satisfatórios são um mérito de todos os Policiais Militares que se empenharam nessa missão), que desenvolveram um trabalho de excelência no circuito do carnaval 2018 de Itacaré.

SAÚDE – Já a equipe da Secretaria Municipal de Saúde também realizou ações de atendimento e prevenção durante os quatro dias de folia. No circuito foi montada uma unidade da Secretaria de Saúde para realizar os atendimentos de emergência. No hospital também estavam equipes de plantão formada por médicos, enfermeiros e atendentes prontas para atender os pacientes. Ainda durante o circuito as equipes da Secretaria de Saúde realizaram campanhas de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e distribuíram preservativos aos foliões. De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Lins, a proposta foi mostrar aos foliões que é possível curtir a festa e se preocupar também com a saúde. (Políticos do Sul da Bahia)

Share

Ibirataia: Peruca ingressa com Ação contra Projeto que aumentou impostos

Peruca foi o vereador mais bem votado das últimas eleições em Ibirataia

O vereador ibirataense Antônio Santos (PSD), o Peruca, ingressou com uma Ação Popular contra a aprovação do Projeto de Lei 057/2017 da Prefeitura de Ibirataia que aumentou, de forma considerável, IPTU, ISS, Taxa de Vigilância Sanitária dentre outros impostos municipais. O pedido do edil se baseia em supostas falhas durante a votação do projeto na Câmara e a sansão relâmpago pela prefeita Ana Cléa (PSD). De acordo com Peruca, em um único dia – 02 de outubro de 2017 – foi convocada uma Audiência Pública para discutir o Projeto, houve três votações extraordinárias e para coroar o atropelo, ainda segundo o vereador, a sanção do Projeto de Lei pela gestora municipal. “Pelo Regimento Interno da Câmara, sessão extraordinária exige convocação com antecedência mínima de 05 dias, o que não ocorreu. A ilegalidade procedimental se deu de maneira generalizada, por isso mesmo ingressamos com a ação. Alguns impostos tiveram aumentos muito elevados”, destacou Peruca. Em tempo, em Despacho proferido pouco antes do Carnaval, a Juíza Mariana Spina deu 20 dias para a gestão Ana Cléa se manifestar. (Ubatã Notícias)

Share

Corpo do prefeito de Itapitanga será sepultado em Itamaraju nesta sexta

Corpo foi encontrado dentro de casa na manhã dessa quinta-feira (Foto: Reprodução/Whatsapp)

O corpo do prefeito de Itapitanga, Dernival Dias Ferreira (PSB), será sepultado às 16h desta sexta-feira (16) no Cemitério São Cosme e Damião, em Itamaraju, cidade onde moram familiares do político. O corpo de Dernival Ferreira foi encontrado por volta das 5h45 desta quinta-feira (15), sobre a cama tendo ao lado um revólver e um bilhete, que se encontra em mãos da Polícia Técnica que investiga se foi escrito pelo próprio prefeito. Ele apresentava uma perfuração de bala à altura do peito. O corpo está sendo velado no bairro Alto da Colina. Duas linhas de investigação estão sendo analisadas, tendo como mais provável  que o prefeito cometeu suicídio, apesar de não ter sido descartada a hipótese de assassinato. De acordo com o blog Pimenta Na Muqueca, o delegado de Itapitanga, Josemar Batista, começou a ouvir pessoas próximas do prefeito. O vice-prefeito José Roberto Tolentino, que assumirá a chefia do executivo municipal, comentou que Dernival Ferreira, demonstrava estar muito desanimado por não conseguir manter em dia as finanças da Prefeitura, inclusive com atrasos de salários de funcionários. Dernival que completaria 55 anos de idade em 29 de março próximo, exercia o seu terceiro mandato de prefeito em Itapitanga, tendo sido reeleito em 2016 com 2.402 votos. Era divorciado, tinha seis filhos e morava sozinho na cidade. (Giro Em Ipiaú)

 

Share

Prefeito de Itapitanga deixou uma carta de despedida

O prefeito de Itapitanga, Dernival Ferreira (PSB) estava passando por um momento bastante difícil na sua vida pessoal e política. Na pessoal estava com alguns problemas de parte financeira que estava causando grande pressão. Já na vida política ele estava enfrenando uma crise no seu governo e sua popularidade estava caindo. Ele estava decidido a se licenciar do cargo ou até mesmo a renunciar, já tinha comentado para alguns amigos dessa sua pretensão. Na noite da última quarta-feira ele se reuniu com o vice-prefeito Ro de Beto (PSB), e comentou que era para ele se preparar para assumir o cargo. Segundo informações, ao lado do corpo de Dernival, estavam um revolver 32 e uma carta, na qual ele desabafa sobre a sua insatisfação com a política,  com a vida e informava sobre alguns assuntos  da  família. (Políticos do Sul da Bahia)

Share

HRCC inaugura centro de Hemodinâmica

O Hospital Regional Costa do Cacau (HRCC), em Ilhéus, é a primeira unidade da rede pública de saúde da região Sul da Bahia a realizar a coronariografia, exame popularmente conhecido como cateterismo cardíaco. O agrimensor Adrivan Morais Ferreira, 58 anos, morador da cidade de Itacaré foi submetido ao exame, com equipe médica liderada pelo cardiologista Gláucio Werneck Mozer. O agrimensor chegou à unidade com quadro clínico de infarto agudo do miocárdio. No hospital, o procedimento foi feito por via radial, para identificar lesões obstrutivas agudas de uma das artérias do coração, chamadas de coronárias. O exame foi bem-sucedido, Adrivan passa bem e com previsão de alta para o final de semana. “O trabalho foi de primeiro mundo. O hospital é tudo que a gente deveria ter na saúde pública, tanto em relação à higiene, quanto ao atendimento. Aqui é o exemplo que deve ser seguido por outros hospitais da nossa região”, relatou o usuário. O cardiologista da unidade, Gláucio Werneck Mozer, explica que o exame de cateterismo serve para identificar possíveis obstruções que possam vir a aparecer na árvore coronariana e a partir do diagnóstico traçar a melhor forma para realizar os procedimentos terapêuticos. “É de suma importância a identificação da patologia e quanto mais cedo conseguirmos desobstruir as artérias, melhor será para o paciente, pois ele terá menos sequelas e menor risco de morte”, enfatizou Mozer. O diretor técnico da unidade, Cláudio Moura Costa, destacou a importância de oferecer serviços como este aos usuários do sistema único de saúde. “Estamos ampliando os serviços do hospital, sobretudo, os serviços de alta complexidade. É importante lembrar da capacidade da unidade em realizar procedimentos e cirurgias nas especialidades cuja demanda não era suprida, como é o caso da cardiologia. O hospital busca atender com mais resolutividade aos usuários da rede pública de saúde da região”, destacou. Voltada ao diagnóstico e tratamento de doenças cardíacas, a Hemodinâmica oferece procedimentos de angioplastia coronária, angioplastia das artérias dos membros, angioplastia das artérias carótidas (periféricas), tratamento endovascular de aneurisma e artérias cerebrais, entre outros. Gláucio Mozer explica que no cateterismo, a ocorrência de um evento negativo é inferior a 1%, contando de mortes até complicações menos “agressivas”, como por exemplo, um hematoma no local da punção. Contudo, Mozer alerta para casos isolados que apresentam algumas restrições: usuários que estejam descompensados hemodinamicamente, ou seja, os que apresentam quadro de insuficiência renal ou diabéticos que fazem uso de metformina, são casos que requerem atenção especial. A equipe de implantação do serviço de Hemodinâmica do HRCC é formada por oito profissionais, entre os quais: três médicos cardiologistas intervencionistas ou hemodinamicistas, um tecnólogo em radiologia, uma enfermeira especialista em Cardiologia, dois técnicos em enfermagem e um anestesista. Gláucio Mozer informou que a estimativa mensal é que sejam realizados 97 exames de cateterismo cardíaco. (Políticos do Sul da Bahia)

Share

Itajuípe: Prefeitura libera consignado aos servidores municipais

O prefeito Marcone Amaral assinou, nesta sexta-feira (09), o protocolo de intenção com o Bradesco para a liberação de empréstimo consignado para os funcionários municipais. O documento foi assinado em reunião com o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinícyus Guimarães e o presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Pádua Gallo. Após seis anos sem a liberação deste tipo de empréstimo aos funcionários públicos, a Prefeitura de Itajuípe volta a oportunizar este recurso. Para o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Vinicyus Guimarães, “esta oportunidade fomentará nosso comércio e também criará oportunidades de negociação em diversas áreas para os nossos munícipes”, disse. Para o prefeito Marcone, “A partir de agora, os funcionários terão ao seu alcance este tipo de crédito para poder organizar suas finanças bem como a possibilidade de investir no nosso comércio e em nossa cidade. Estamos muitos felizes em proporcionar o empréstimo consignado aos nossos servidores”, afirmou. (Políticos do Sul da Bahia)

Share

Itagibá: Após esfaquear homem, “Pardal” foge e acaba capturado pela PM em telhado de casa

Um homem armado com uma faca foi preso na noite dessa sexta-feira (09) pela Polícia Militar na cidade de Itagibá. José Ailton Alves Gomes, apelidado de “Pardal”, foi detido pela guarnição em cima do telhado de uma residência, para onde o suspeito fugiu após avistar os policiais. Pardal é acusado de ameaçar populares com uma faca e ferir um homem identificado apenas pelo prenome de Edvan. A vítima foi esfaqueada no abdômen e no braço, sendo socorrida para o Hospital Geral de Ipiaú. Não há informações sobre o estado de saúde do esfaqueado. Ao fugir da Polícia, Pardal acabou subindo no telhado de uma residência e resistiu à prisão, ameaçando os policiais com a faca e de atirar telhas na guarnição. Após soltar a arma, ele ameaçou se jogar do telhado. Utilizando técnicas específicas, os policiais conseguiram deter Pardal e conduzi-lo à delegacia de Plantão, na cidade de Jequié. Ailton já responde por tentativa de homicídio e “Maria da Penha”, segundo informou a PM. Em março de 2015, após a tentativa de homicídio e resistência à prisão, ele ameaçou os policiais com uma faca. Pardal acabou sendo atingido por um tiro no pé. Após ser lavrado o flagrante na noite dessa sexta-feira, o jovem foi conduzido para o Complexo Policial de Itagibá, onde ficará custodiado. (Giro Ipiaú)

Share

Itabuna: Prefeitura recuar e suspende decreto que reajustou a passagem do transporte coletivo

O prefeito em exercício de Itabuna, Fernando Vita (PMDB), acatando a orientação do prefeito licenciado Fernando Gomes,  emitiu uma nota suspendendo o decreto municipal que tinha reajustado a passagem do transporte coletivo. “Levando em consideração os últimos acontecimentos sobre a tarifa do transporte coletivo urbano, o Prefeito resolve suspender os efeitos do Decreto Municipal Número 12.760/2018, até que haja uma resolução jurídica. Vale ressaltar a todos que os membros do Poder Executivo seguem respeitando os direitos do povo de Itabuna.” (Políticos do Sul da Bahia)

Share

Prefeitura de Ubaitaba retoma o Programa Brasil Sorridente em 2018

O Programa que fez muita gente voltar a sorrir em Ubaitaba no ano de 2017, voltou a funcionar nesta quarta-feira, 07, para o ano de 2018. Nesta quarta-feira, 07, os dentistas e equipe do programa atenderam em Ubaitaba e fizeram análise da necessidade de 40 pacientes e na próxima semana eles já irão estar com as próteses novas. A Secretaria de Saúde informou que o programa irá atender durante todo o ano e as pessoas que estiverem interessados em fazer suas próteses, dentaduras deverão procurar a secretaria de saúde para agendar o seu atendimento. (Ascom/Ubaitaba)

Share

Ilhéus: Moradores se mobilizam contra construção de Fórum

Moradores se mobilizam para impedir a construção de nova edificação do Fórum da Justiça Estadual e do Ministério Público em uma extensa área verde situada no Bairro Jardim Atlântico – Loteamento I, zona sul de Ilhéus,

A indignação, que já resultou na formação do movimento “Área Verde, SIM!” e na adesão de entidades e cidadãos por meio de um abaixo-assinado, se deve ao fato de ser uma área destinada à convivência, que recebe cuidados diários dos moradores, funcionando como única praça no local.

O “Área verde, SIM!” conta com apoio do Instituto Nossa Ilhéus (INI) e atua no sentido de exercer o direito à cidade, especialmente, por ser uma área predominantemente residencial. A advogada e moradora do local, Marta Serafim, destaca que o movimento toma agora um novo impulso. “A vinda de novos atores não moradores do bairro Jardim Atlântico, munícipes ou não, além das instituições representativas de segmentos da nossa cidade dá um novo fôlego ao movimento. Isto se traduz em puro exercício de cidadania”, comenta. O abaixo-assinado já conta com a adesão de aproximadamente 500 assinantes até o momento, entre cidadãos e entidades ilheenses e pode ser acessados no link: https://goo.gl/RX92yR.

Share

Deputado Sandro Régis garante novos investimentos para a saúde em Ubaitaba

Foto: Jackson Cristiano/Ubaitaba Urgente

A prefeita Suka anunciou mais uma boa notícia para Ubaitaba, dessa vez, através do deputado Sandro Régis, foi empenhado para o município uma Unidade Odontológica Móvel, e um gabinete Odontológico Fixo. No total, os investimentos são da ordem de 275 mil reais e foram empenhados na última terça-feira, 06. Essas duas novas unidades de saúde odontológica irão beneficiar toda a cidade, sobretudo a população mais carente da zona rural já que poderão ter uma unidade móvel a disposição do município inteiro. “Nós que já estamos fazendo diversos investimentos na saúde em Ubaitaba, com a ampliação dos atendimentos nas Unidades de Saúde desde o ano passado, ampliamos o programa Brasil Sorridente que inclusive voltou a funcionar nesta quarta-feira, dia 07, agora com essas duas unidades odontológicas, só temos mais um motivo para sorrir. Ubaitaba está mais feliz”. Comentou a prefeita Suka. O deputado Sandro Régis tem trazido diversos benefícios para Ubaitaba.(Ascom/Ubaitaba)

Share

Acordo inicia nova contagem para Porto Sul

Já estão em andamento no sul da Bahia diversas ações para a construção do Porto Sul na localidade de Aritaguá, Litoral Norte de Ilhéus. Na terça-feira (6) mais um passo para a viabilização do empreendimento foi dado com a assinatura, por representantes de três empresas chinesas e da Bahia Mineração (Bamin), de documento que permitirá que as instituições discutam os negócios do projeto para a formação de uma futura joint venture, aliança entre empresas para realização de atividade econômica em comum.Em dezembro passado, o Governo do Estado e a Bamin firmaram acordo na China com o cronograma de atividades iniciais para as obras do Porto Sul, que já possui todas as licenças necessárias para início da construção.Para Rui, o acordo é o segundo grande passo para viabilizar definitivamente a mineração, a ferrovia e o porto aqui na Bahia. (Diário da Bahia)
Share

Câmara de Itabuna veta reajuste do transporte coletivo

 Na tarde desta segunda-feira por unanimidade a câmara de Itabuna derrubou o decreto do executivo que tinha reajustado a passagem do transporte coletivo. A sessão contou com a presença de 13 vereadores, eram necessários 11 votos.Essa é a primeira derrota do prefeito Fernando Gomes, sem partido, na câmara de vereadores. O clima está tenso entre ele e o presidente Chico Reis (PSDB), que articula com os vereadores uma pauta bomba contra o governo.Segundo informações, a próxima medida da câmara é sobre o nepotismo no poder municipal, e se for preciso poderá até alterar a lei municipal para os parentes do prefeito sejam exonerados do governo.A guerra foi declarada entre os dois poderes. (Politicos do Sul da Bahia)

Share

Carreta de empresa de polpa de frutas tomba na rodovia Ipiaú/Ibirataia

Carreta tombou em ribanceira da BA-650 (Fotos: Giro Ipiaú)

Uma carreta Volvo tombou numa ribanceira às margens da BA-650, trecho entre os municípios de Ipiaú e Ibirataia. O acidente foi registrado por volta das 14h desse domingo (04), nas proximidades da “Curva do Gasoduto”. Segundo informações de uma testemunha, o condutor da carreta perdeu o controle da direção do veículo após um carro de passeio invadir a contra-mão. A carreta tombou quando seguia em direção à Ipiaú. Segundo foi informada nossa reportagem no local, ela estaria carregada de polpas de frutas. Ainda conforme as informações, o destino final do veículo da empresa Sempre Viva, com sede em Ibirataia, seria o estado do Rio de Janeiro.
O motorista identificado pelo apelido de “Léo”, morador de Jequié, sofreu escoriações leves e foi socorrido por populares e encaminhado até uma clínica em Ipiaú. (Giro Ipiaú)
Share